Motocross: o que diferencia as categorias?
MX1, MX2 e MX3
O motocross surgiu na Inglaterra por volta dos anos 1920. Na época não era praticado em circuitos fechados como atualmente.
Sua popularidade veio à tona por volta dos anos 50/60 na Europa, pouco após a primeira competição Internacional, ocorrida na França em 1939.
Chegando ao Brasil por volta dos anos 80, o motocross era praticado de maneira bastante precária, algo que foi alterado com o passar do tempo.
Atualmente somente atletas com licença válida da CBM (Confederação Brasileira de Motocross) podem participar dos campeonatos nacionais oficiais. Pilotos estrangeiros também podem corer, mas somente como convidados, não pontuando na competição.
Sendo um esporte muito amplo que atinge diversas faixas etárias (praticado até mesmo por crianças), dividiu-se o esporte em uma infinidade de categorias, geralmente diferenciadas pela idade do piloto e potência das motos. Sendo as principais a MX1, MX2 e MX3.
MX1
É a principal categoria oficial do Motocross no Brasil, sendo praticada por pilotos mais experientes conduzindo motos mais “agressivas”.
Dentre as três categorias que vamos citar, essa se destaca por ser a mais perigosa. Sendo aquela em que se classificam as motos com motores de dois tempos de até 250 cilindradas ou motos com motores de quatro tempos de até 450 cilindradas.
MX2
Também conhecida como “supercross lite”, é a categoria em que são classificados os jovens com idade entre 14 e 23 anos, além de ser a categoria de acesso para o MX1.
As motos utilizadas nessa divisão são mais leves, maleaveis e fáceis de pilotrar. Elas possuem motores de dois tempos de até 125 cilindradas ou motores de quatro tempos de até 250 cilindradas.
MX3
Também conhecida como “supercross” tem uma proposta diferente das outras categorias. Seu foco está no espetáculo.
Sua pista apresenta um número maior de rampas em que correm homens com idade superior a 35 anos.
As motos para essa categoria são de motorização bastante diversificada, contemplando motores de dois tempos de 125 a 250 cilindradas e motores de quatro tempos de 175 a 450 cilindradas.